conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Campo Mourão

Crianças e adolescentes compõem 37% das famílias que tiveram vítimas fatais da Covid em Campo Mourão

Secretaria Municipal de Assistência Social divulgou, nesta sexta-feira (22), diagnóstico preliminar do programa que atende famílias que tiveram mortes pela doença.

Crianças e adolescentes compõem 37% das famílias que tiveram vítimas fatais da Covid-19 em Campo Mourão. É o que revela o diagnóstico prévio do programa “Campo Mourão Acolhe” divulgado nesta sexta-feira (22) pela Secretaria Municipal de Assistência Social.

Assistentes sociais, psicólogas e pedagogas da secretaria realizaram, entre os meses de setembro e outubro, 544 visitas a 334 das 346 famílias que perderam familiares para a doença na cidade.

O levantamento já aponta que 125 dos moradores que morreram viviam com pessoas menores de 18 anos em casa, dado que revela a consequência trágica dos dezenove meses de pandemia. O mapeamento ainda mostra que entre as vítimas fatais da doença 193 eram homens e 141 mulheres.

Por trás das mais de 300 vítimas do vírus estão pessoas em luto por alguém que muitas vezes era o esteio da família. Para os que ficam, a vida impõe diversos desafios que vão desde lidar com o processo de luto até a resolução de questões burocráticas do dia a dia familiar. 

Neste contexto, a secretária municipal de Assistência Social, Márcia Calderan explica que o programa visa assegurar o acesso das famílias às políticas públicas e auxiliar este grupo a enfrentar esta fase. “Nesse primeiro momento, levantamos os dados sobre possíveis demandas apresentadas por estas famílias, para estabelecermos as linhas de ações”. Até agora 119 solicitaram atendimento psicológico e 21 famílias apresentaram necessidade de atendimento jurídico. 

Equipe técnica Secretaria Municipal de Assistência Social. Foto: Divulgação

As visitas foram realizadas pelas técnicas dos serviços “É um empenho desses servidores que se dispuseram a fazer essas visitas, inclusive aos finais de semana. Teve casos em que foi necessário ir várias vezes ao endereço para encontrar a família”, complementa.

O programa conta com a parceria de universidades, como o Centro Universitário Integrado e a Faculdade Unicampo. “Destas parcerias, já foram disponibilizados às famílias o atendimento jurídico”, informa Márcia.  

Com relação ao atendimento psicológico, o Ambulatório de Saúde Mental do município está organizando um Pronto Atendimento para as famílias que sinalizaram essa necessidade. Os casos mais graves e urgentes terão atendimento imediato. Para os demais casos, os Cursos de Psicologia das Universidades parceiras realizarão projetos para ações em 2022.

Ainda de acordo com a secretária, o município receberá do Estado um repasse através do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente no valor de R$ 40 mil para atender as famílias com crianças e adolescentes que se encontram em situação de vulnerabilidade social. A assistência será com bolsas auxílio, benefícios eventuais, entre outros.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença