conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Campo Mourão

Deferido, Indeferido e Impugnado: Veja a situação dos candidatos a prefeito e vice na região da Comcam

O Blog do Raoni realizou, nesta segunda-feira (26), pesquisa no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), onde constam indeferidos, renúncias e os que aguardam julgamento.

Dos 63 candidatos a Prefeitos e 63 candidatos Vice Prefeitos registrados pelo TSE nos 25 municípios que compõe a região da Comcam, 1  foi deferido com recurso em Mamborê; 2 foram indeferidos com recurso nas cidades de Altamira e Goioerê e 3 foram impugnados nas cidades de Roncador e Engenheiro Beltrão pela Justiça Eleitoral.

Dados recolhidos até as 12h desta segunda-feira (26). Veja mais informações abaixo.

Deferido com recurso

Deferido com recurso é quando determinada solicitação é aprovada. Porém, como a situação do pedido desobedece algum quesito necessário, o requerente deverá aguardar pelo posicionamento final de uma instância superior.

Em Mamborê o candidato a vice-prefeito pelo DEM, Sebastião Antonio Martinez, teve seu pedido de registro deferido com recurso.

O candidato foi condenado por improbidade administrativa, no entanto em recurso apresentado, justificou que a condenação não suspendeu seus direitos políticos e que não há transito em julgado do processo em questão.

Indeferido com Recurso

É dito que uma solicitação foi indeferida quando o pedido não foi aceito, independente do motivo. O termo pode ser usado por juízes, quando negam uma solicitação, impedindo que o requerente siga com o processo. Também pode ser usado em instituições, pedido de vistos, bancos e universidades.

Muitas vezes, apesar de um pedido ser indeferido em um primeiro momento, existe a possibilidade do requerente apresentar um recurso. Assim, solicita que o pedido seja reavaliado.

Dois candidatos foram indeferidos pela Justiça Eleitoral, foram eles: Anderson Roberto de Souza do Democrático Brasileiro (MDB) candidato a vice-prefeito em Altamira do Paraná e o candidato a prefeito de Goioerê José Paulo Novaes do Partido Democrático Trabalhista (PDT).

O candidato Anderson motivo seria a ausência de filiação ao MDB, para o Ministério Publico Eleitoral (MPE), Anderson tem vínculo de filiação do com partido. Porém, a filiação não teria acontecido em tempo hábil.  O recurso apresentado ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), é baseada na Súmula 20 do TSE, já que o mesmo consta no Cartório Eleitoral como membro Comissão Provisória Municipal do MDB.

No caso dos dois candidatos mencionados, o motivo do indeferimento foi à ausência de requisito de registro. Entretanto, no caso do candidato Paulo Novaes de Goioêre, o TSE informou que além do requisito de registro, o postulante também teve a candidatura indeferida por não ter cumprido as exigências da Lei da Ficha Limpa.

Impugnado

Dois candidatos tiveram o pedido de registro impugnado e até as 12h desta segunda-feira (26), e ainda não tinham entrado com recurso, conforme consulta no site do TSE.

São eles: João Gluchak Sobrinho candidato a prefeito de Roncador pelo Partido Social Cristão (PSC) e os candidatos a prefeito e vice de Engenheiro Beltrão pelo Podemos, Wanderlei Cosmo da Silva e José Galvão da Silva Pereira.

No caso da chapa do Podemos de Engenheiro Beltrão, a Justiça Eleitoral alega que o partido realizou o registro dos candidatos após o prazo estipulado pelo TSE.

Para o candidato do PSC, João Gluchak Sobrinho, a sentença na sua impugnação consta que o mesmo teria sido condenado, em decisão transitada em julgado, por crime que teve como vítimas o erário e a administração municipal, o que o tornaria, perante a Justiça Eleitoral como inelegível.

Aguardando julgamento

Quanto aos demais candidatos que constam no Divulga Candidatura e Contas do TSE como aguardando julgamento, segundo aferição realizada pelo Blog do Raoni no TSE, todas estão com os seus registros aprovados e aos poucos devem aparecer no sistema.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença