conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Comcam

Depen estima transferência de 260 presos das Delegacias da região para nova penitenciária

Cadeia Pública de Campo Mourão II. Imagem.AEN.

Desde novembro vigora decreto estadual que transfere 41 carceragens das delegacias de polícia do Estado do Paraná para o departamento penitenciário, além de prever o fechamento definitivo de outras 15.

Segundo a Secretaria de Segurança Publica, a medida visa reduzir o número de presos custodiados nas delegacias da Polícia Civil do Paraná (PCPR) e melhorar as condições de trabalho dos policiais civis, que devem se dedicar exclusivamente às funções de polícia judiciária.Os presos ficarão sob responsabilidade plena do Depen.

Em Campo Mourão, cerca de 125 presos da delegacia da PCPR do município já foram transferidos. Delegacias da região também encaminharão presos à nova unidade do Depen, são 52 de Peabiru, 41 de Mamborê e 42 de Campina da Lagoa, totalizando 260 presos transferidos.

O delegado-chefe da Subdivisão da PCPR em Campo Mourão, Nilson Rodrigues da Silva, afirma que a independência da PCPR agora é uma realidade. “Possibilitando o trabalho diário dos policiais civis na investigação e serviço à sociedade”, comenta Silva.

A Cadeia Pública de Campo Mourão II é destinada aos presos masculinos, conta com 382 vagas e uma área de 3,77 mil metros quadrados. O local foi construído com objetivo de melhorar o desempenho do trabalho dos servidores, proporcionando melhor estrutura e segurança.

O Plano Estratégico PCPR 2019 – 2023 prevê que zerar o número de presos em delegacias, já que a função da polícia judiciária não é fazer a guarda de detentos, mas sim, se dedicar ao trabalho de apuração da materialidade e identificação da autoria dos crimes, assim como realizar o cumprimento de diligências.

Entre janeiro de 2019 e o dia 18 de dezembro de 2020 a PCPR reduziu em 59% o número de presos custodiados em delegacias. No começo da gestão havia 11.386 presos sob a guarda da instituição, o número caiu para 4.682.

Da Redação com informações PCPR

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença