conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Educação

Deputados mudam regras que transformam colégios em cívico-militares no Paraná

Assembleia dos Deputados do Paraná. Foto: Arquivo

Os deputados estaduais aprovaram nesta quarta-feira (13), por 42 votos a 7, o projeto do governo do Estado que amplia a possibilidade de militarização de colégios públicos estaduais. O pedido foi feito após convocação extraordinária durante o recesso, pelo governador Ratinho Júnior (PSD), sob uma justificativa de proteção ao início do ano letivo dos colégios cívico-militares que estão sendo criados.

O Governo do Paraná está transformando em cívico-militares escolas que não se enquadram na lei que o próprio governo encaminhou à Assembleia Legislativa e que foi aprovado sem alterações pelos deputados.

A atual proposta recebeu 8 emendas ao texto original do governo. Com isso, a matéria volta à discussão na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa e deve ser votada em plenário, em segundo turno, amanhã.

Das oito emendas propostas, três são supressivas e cinco aditivas. Todas receberam parecer favorável do relator na CCJ, o deputado Delegado Jacovós (PL), mas o deputado Tadeu Veneri (PT) pediu vista.

A tendência é que nesta quinta-feira (14) a proposta após ser discutida na CCJ já seja encaminhada para votação em plenário de segundo e terceiro turno.

Mudanças

O novo projeto permite que todos os colégios da rede estadual de ensino que se adequarem ao modelo cívico-militar possam adotar esse sistema. Dessa forma, não apenas os municípios que têm mais de dez mil habitantes deseja adotar o sistema, mas sim qualquer cidade que conte com ao menos dois colégios estaduais situados na zona urbana.

Também autoriza que militares com menos de dez anos de trabalho passem a atuar nessas escolas. O projeto prevê ainda que, depois de selecionado para o programa, as escolas não mais ofertarão ensino integral, ensino técnico, noturno ou educação de jovens e adultos.

Além disso, a lei original exigia que apenas as escolas que apresentassem alto índice de vulnerabilidade social e baixos índices de fluxo escolar e rendimento escolar pudessem participar do programa. Agora, pelo novo projeto, somente uma dessas condições é necessária.

O texto ainda aponta que cada comunidade escolar vote também que os colégios que adotarem o modelo não tenham educação  integral, técnica, educação para jovens e adultos e também aulas no período noturno.

Os colégios cívico-militares irão integrar as aulas dos professores da rede estadual com o controle administrativo e disciplinar dos militares. Cada escola terá um diretor geral e um diretor-auxiliar civil, além de um diretor cívico-militar e dois a quatro monitores militares.

A Secretaria da Educação e do Esporte também terá a função de acompanhamento do funcionamento do programa e do cumprimento das metas acadêmicas.

Histórico

Em novembro, o governo promoveu uma consulta pública em 216 escolas. Do total de instituições em que a consulta ocorreu, 186 colégios aprovaram o novo modelo, 25 optaram por manter o modelo tradicional.

Levantamento da APP-Sindicato, que representa os professores e funcionários de escolas, aponta que dos 216 colégios selecionados pelo governo, 117 não cumprem os requisitos da lei original para serem militarizados, por oferecerem ensino noturno, bons índices de fluxo e/ou estarem em cidades com menos de 10 mil habitantes.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença