conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Comcam

Em Brasília, estudante de Ubiratã é Senador por uma semana

Aluno do 3º ano do Ensino Médio e mais 26 estudantes selecionados de todo o país escreveram um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema “200 anos de Independência: lições da história para a construção do amanhã”.

Gabriel Cesar Luiz Rigolin, de 16 anos, está Brasília, para atuar como senador por uma semana. Foto: AEN

Gabriel Cesar Luiz Rigolin, de 16 anos, está Brasília, acompanhado de sua professora, Aparecida Torres dos Santos Barroso, para atuar como senador por uma semana. O estudante do Colégio Estadual Cecília Meireles, em Ubiratã, foi selecionado no concurso de redação Jovem Senador 2022, promovido pelo Senado Federal.

O aluno do 3º ano do Ensino Médio e mais 26 estudantes selecionados de todo o país escreveram um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema “200 anos de Independência: lições da história para a construção do amanhã”. Os selecionados iniciaram as atividades no Senado na última segunda (27) e seguem até esta sexta-feira (01).

No primeiro dia de atividades, Gabriel foi eleito vice-presidente do Senado. Nove jovens senadores se candidataram para fazer parte da mesa diretora. Gabriel e a estudante Quéren Hapuque de Araújo Lima, do Amapá, tiveram o mesmo número de votos (6) e a aluna, por ser mais velha, foi eleita presidente da casa.

A professora Aparecida, que leciona Língua Portuguesa e foi orientadora do estudante durante a seleção, conta que está orgulhosa de Gabriel. “Meu desejo era que todos os meus colegas, professores e alunos, pudessem participar desse momento. Levar o nome do Paraná através da rampa do Senado é algo que me deixou imensamente emocionada”, comenta.

Passeios

Além das atividades na casa legislativa, o projeto proporciona passeios guiados pela capital federal. “É uma experiência muito boa conhecer a cidade que é a nossa capital e os símbolos nacionais importantes para o nosso país”, comenta Gabriel.

Durante a semana, os jovens senadores elegeram a mesa diretora do Senado, participaram de reuniões e votaram, inclusive, projetos de lei. Gabriel fez parte da Comissão de Meio Ambiente e Saúde e propôs um projeto de lei para incentivar o uso de energias renováveis “No nosso estado temos o Renova Paraná. Então a minha ideia é tentar levar esse projeto para o Brasil todo”, comenta. “A escola pública tem pessoas que fazem o sucesso acontecer, basta que se acredite no potencial tanto do aluno quanto dos educadores”, se emociona a professora.

Comissões

Os jovens senadores foram divididos em três comissões temáticas na casa legislativa: Comissão Nísia Floresta, que tratou de temas sobre meio ambiente e saúde; Comissão Cecília Meireles, que discutiu educação, e Comissão Sobral Pinto, para tratar de temas relacionados a direitos humanos e cidadania.

Discurso

Antes de ser eleito vice-presidente, Gabriel discursou por cerca de dois minutos no plenário do Senado. O jovem senador falou sobre a sociedade brasileira e a importância da união. “Deixo aqui o meu mais profundo desejo que o meu país seja unido e poderoso para caminharmos rumo ao progresso”, discursou.

Visita Prefeito

Nesta quinta-feira (30) o prefeito de Ubiratã, Fábio Oliveira Dalécio (Cidadania), viajou até Brasília para prestigiar Gabriel junto com a vereadora Luciane D’Alécio e a Secretária Municipal de Educação da Ubiratã, Neiva Grigio Gindri.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença

Campo Mourão

Esta é a 119ª vitima da doença no município.

Campo Mourão

Outras 221 apostas faturaram a quadra.