conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Comcam

Em Brasília, estudante de Ubiratã é Senador por uma semana

Aluno do 3º ano do Ensino Médio e mais 26 estudantes selecionados de todo o país escreveram um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema “200 anos de Independência: lições da história para a construção do amanhã”.

Gabriel Cesar Luiz Rigolin, de 16 anos, está Brasília, para atuar como senador por uma semana. Foto: AEN

Gabriel Cesar Luiz Rigolin, de 16 anos, está Brasília, acompanhado de sua professora, Aparecida Torres dos Santos Barroso, para atuar como senador por uma semana. O estudante do Colégio Estadual Cecília Meireles, em Ubiratã, foi selecionado no concurso de redação Jovem Senador 2022, promovido pelo Senado Federal.

O aluno do 3º ano do Ensino Médio e mais 26 estudantes selecionados de todo o país escreveram um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema “200 anos de Independência: lições da história para a construção do amanhã”. Os selecionados iniciaram as atividades no Senado na última segunda (27) e seguem até esta sexta-feira (01).

No primeiro dia de atividades, Gabriel foi eleito vice-presidente do Senado. Nove jovens senadores se candidataram para fazer parte da mesa diretora. Gabriel e a estudante Quéren Hapuque de Araújo Lima, do Amapá, tiveram o mesmo número de votos (6) e a aluna, por ser mais velha, foi eleita presidente da casa.

A professora Aparecida, que leciona Língua Portuguesa e foi orientadora do estudante durante a seleção, conta que está orgulhosa de Gabriel. “Meu desejo era que todos os meus colegas, professores e alunos, pudessem participar desse momento. Levar o nome do Paraná através da rampa do Senado é algo que me deixou imensamente emocionada”, comenta.

Passeios

Além das atividades na casa legislativa, o projeto proporciona passeios guiados pela capital federal. “É uma experiência muito boa conhecer a cidade que é a nossa capital e os símbolos nacionais importantes para o nosso país”, comenta Gabriel.

Durante a semana, os jovens senadores elegeram a mesa diretora do Senado, participaram de reuniões e votaram, inclusive, projetos de lei. Gabriel fez parte da Comissão de Meio Ambiente e Saúde e propôs um projeto de lei para incentivar o uso de energias renováveis “No nosso estado temos o Renova Paraná. Então a minha ideia é tentar levar esse projeto para o Brasil todo”, comenta. “A escola pública tem pessoas que fazem o sucesso acontecer, basta que se acredite no potencial tanto do aluno quanto dos educadores”, se emociona a professora.

Comissões

Os jovens senadores foram divididos em três comissões temáticas na casa legislativa: Comissão Nísia Floresta, que tratou de temas sobre meio ambiente e saúde; Comissão Cecília Meireles, que discutiu educação, e Comissão Sobral Pinto, para tratar de temas relacionados a direitos humanos e cidadania.

Discurso

Antes de ser eleito vice-presidente, Gabriel discursou por cerca de dois minutos no plenário do Senado. O jovem senador falou sobre a sociedade brasileira e a importância da união. “Deixo aqui o meu mais profundo desejo que o meu país seja unido e poderoso para caminharmos rumo ao progresso”, discursou.

Visita Prefeito

Nesta quinta-feira (30) o prefeito de Ubiratã, Fábio Oliveira Dalécio (Cidadania), viajou até Brasília para prestigiar Gabriel junto com a vereadora Luciane D’Alécio e a Secretária Municipal de Educação da Ubiratã, Neiva Grigio Gindri.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença