conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Campo Mourão

Janeiro é o mês com mais casos e mortes pela COVID-19 em Campo Mourão

Janeiro é o mês com mais registro de casos da covid-19, em Campo Mourão, segundo dados dos boletim epidemiológico emitidos pela Secretaria Municipal de Saúde.

Do dia 1º até este domingo (31), foram 1.270 pessoas contaminadas pelo novo coronavírus na cidade. O segundo mês com mais infecções é dezembro de 2020, com 1.005 infecções registradas. Em terceiro e quarto lugares estão novembro (687 casos) e agosto (461).

Especialistas em saúde já alertavam que a pandemia apresentava sinais de crescimento em dezembro e que as comemorações de fim de ano – com reuniões familiares e festas – poderiam agravar ainda mais a situação da covid-19, não só em Campo Mourão, mas em todo país no começo de 2021, como de fato vem se observando.

Além do recorde de casos, a cidade também registrou, o maior número de mortes no mesmo mês, foram 20, de acordo com o boletim. A doença vitimou, 10 homens e 10 mulheres que tinham entre 34 e 86 anos. O recorde de óbitos estava anteriormente nos meses de agosto e dezembro com 17 vidas perdidas cada.

A cidade contabilizou mais 09 casos da doença, neste domingo, chegando, dessa forma, a 4.579 pessoas infectadas pelo Sars-CoV-2 desde o início da pandemia e a 85 os mortes pela doença.

Sobre a taxa de ocupação nos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) para covid-19 no Sistema Único de Saúde (SUS), do Hospital Santa Casa, está em 83%, com 10 pacientes internados na ala e outros 3 em leitos de convênio particular. Na enfermaria SUS para tratamento covid, 19 pessoas estão hospitalizadas, o que representa uma taxa de ocupação de 79%. Destes internados, 22 são mourãoense.

A esperança da vacina

Servidora pública municipal Marisa Galdino, auxiliar de enfermagem da UPA, foi a primeira imunizada contra a COVID-19 em Campo Mourão, seguida da médica pneumologista Bianca Pasquini Galinari, do Hospital Santa Casa. Foto: Blog do Raoni

Em meio ao aumento de número de casos e mortes, janeiro também trouxe a aprovação, pela Anvisa, do uso emergencial de duas vacinas contra a covid-19: a Coronavac, feita em parceria com o Instituto Butantan, e a de Oxford.

Com a aprovação, as doses começaram a ser distribuídas no país e até a sábado (30), Campo Mourão já havia registrado 1.913 pessoas vacinadas.

Na primeira etapa da imunização, são vacinados profissionais de saúde da linha de frente do combate à pandemia e idosos moradores de instituições de longa permanência. Em seguida, os demais profissionais de saúde receberão as doses.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença