conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Todos

Lula cita golpe em Honduras para defender reforma na ONU

“Se tivesse maior representatividade política, a ONU decidiria e os países cumpririam”, disse o presidente. Lula falou aos jornalistas durante visita às obras de transposição do Rio São Francisco, em Floresta, no sertão de Pernambuco, a 440 km do Recife.
Lula lembrou que “há 15 anos o Brasil tem reivindicado uma reforma no no Conselho de Segurança da ONU”. E declarou-se “muito otimista de que este ano nós iremos conseguir fazer uma reforma no Conselho de Segurança da ONU, nos seus membros permanentes”. A escolha do Brasil hoje, por 182 votos em 183, foi para um mandato de dois anos.“Se a ONU quiser voltar a ter representatividade, tomar as decisões e essas decisões serem executadas, ela tem que reformar o conselho e colocar outros países (como membros permanentes)”, disse Lula.
O presidente usou uma metáfora para mostrar a situação do atual Conselho de Segurança da ONU, comparando-o a uma fruta madura. “Eu estou convencido de que esse negócio do conselho permanente da ONU está igual a uma fruta madura. Quer dizer, ela já está passando do ponto, daqui a pouco ela cai, e se os dirigentes da ONU, sobretudo os países que mandam no conselho, não aceitarem a reforma eles serão responsáveis pela fragilidade da ONU”, afirmou. Mas declarou-se otimista, esperando que o conselho passe por uma reforma ainda este ano.
A diplomacia brasileira defende uma reforma do Conselho de Segurança que amplie o número de membros permanentes, hoje restrito a cinco países escolhidos de acordo com a geopolítica de logo após a 2ª Guerra Mundial (Estados Unidos, Rússia, China, Reino Unido e França).”Nós estamos convencidos que a ONU está superada. A ONU de 1948 não representa a correlação de força existente no mundo hoje, nem geograficamente, nem politicamente, nem economicamente”, sublinhou o presidente.”É preciso que se leve em conta a participação dos países de vários continentes. A África pode ter um, dois ou três países representados; a América Latina pode ter um, pode ter dois; não tem como explicar o Japão estar fora, a Alemanha estar fora, não tem como explicar a índia estar fora”, argumentou Lula.Lula defendeu ainda que o conflito palestino-israelense no Oriente Médio não pode ter como principal mediador os Estados Unidos. “A questão do Oriente Médio não pode ser um problema particular dos Estados Unidos. Quem deveria resolver o conflito entre judeus e palestinos é a ONU, mas, segundo ele, não o faz porque não tem força. O o que nós queremos é que a ONU tenha muita força”, avaliou.
Lula e a diplomacia brasileira tem razão. A conjuntura de 1948 não representa nem de longe a de hoje e a falta de representatividade e força da ONU é bastante evidente como nos casos de Honduras ou do Oriente Médio.
Do Portal Vermelho e do Blog do Raoni
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença