conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Campo Mourão

Mesmo com alta nas internações, Ministério da Saúde não renova 4 dos 9 leitos para Covid-19 da Santa Casa de Campo Mourão

O Ministério da Saúde publicou  nesta quinta-feira (3) a portaria que prorroga a habilitação, por mais 30 dias, de 5 dos 9 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTIs) adulto para o enfrentamento da covid-19 no Hospital Santa Casa de Misericórdia de Campo Mourão. Na portaria publicada no Diário Oficial da União, não houve a esperada prorrogação da habilitação federal para o próximo período.

Conforme informou a Superintendente do hospital, Lucineia Scheffer, preocupados com a não renovação, o  secretário de saúde do município, Sérgio Henrique dos Santos e o chefe da 11ª Regional de Saúde, Eurivelton Siqueira, garantiram que os 4 leitos serão mantidos com recursos do Estado.

O hospital atende Campo Mourão e também todos os outros 24 municípios da região, além de receber pacientes de toda macrorregião noroeste do Estado via Central de leitos.

Com a preocupação e necessidade em manter os leitos, o hospital havia feito o pedido de prorrogação do convênio antes de sua finalização, conforme a orientação do Ministério. O gestor local de saúde pode solicitar ao Ministério da Saúde a prorrogação quantas vezes avaliar necessário, desde que atenda as orientações da pasta, mas é o Ministério quem decide a quantidade que irá custear. Para prorrogação, a taxa de ocupação deve ser superior a 50% dos leitos encontrados no plano de contingência.

O Hospital Santa Casa opera com sua capacidade total há mais de duas semanas. Quanto aos outros leitos que a Secretaria de Estado da Saúde custeava até outubro, o entrave para a volta do funcionamento continua sendo a contratação de novas equipes, devido a falta de profissionais de saúde disponíveis no mercado.

O Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR) e o Conselho Regional de Enfermagem do Paraná (Coren-PR) emitiram notas alertando sobre a sobrecarga do sistema de saúde por causa do aumento de casos de covid-19 no estado.

Os dois documentos alertam para a escassez de profissionais de saúde que são motivados por alguns fatores. Estes trabalhadores para além do desgaste físico e emocional, estão sendo infectados o que os leva ao afastamento das suas funções, foram 11.285 casos no Paraná desde o inicio da pandemia, destes 126 não resistiram a doença.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença