conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Educação

Miriam Leitão: “o ideal seria que professores não se aposentassem”

Imagem reprodução: Globo News

Imagem reprodução: Globo News

A apresentadora do canal Globo News, Miriam Leitão, ao entrevistar o Ministro da Educação, Mendonça Filho, conseguiu soltar uma pérola. Para a apresentadora, o ideal seria que professores não se aposentassem.

De acordo com a lógica de Leitão, quanto mais o tempo passa mais os professores “quanto mais passa o tempo, mais sábio ele fica e maior é mais chance ele tem de ser um bom professor”.

A “defesa” da não aposentadoria dos professores feita por Leitão ao ministro Mendonça Filho veio após ela afirmar que nos próximos anos muitos mestres entrarão em idade de se aposentar. O ministro da educação foi ao programa da Globo News falar sobre a reforma do Ensino Médio.

Profissão delicada

É claro que a apresentadora, desconhece a realidade de uma sala de aula e muito menos números que mostram o quanto professores sofrem com doenças como depressão e síndrome do pânico, entre outras.

Veja o vídeo

74 Comentários

74 Comments

  1. Débora Barboza

    5 de outubro de 2016 às 17:07

    Pagando bem que mal tem? Se houvesse um abono de permanência generoso, incentivador, que retardasse o encerramento das atividades laborais de professores reconhecidamente contributivos para o ensino e a aprendizagem… Por outro lado também é verdade que qualquer profissional exitoso, colaborativo, comprometido e dedicado se aperfeiçoa com o tempo e é preciso lançar mão de bons programas de gestão do conhecimento para que as organizações não fiquem desamparadas. Nessa linha, seria possível então investir em programas de preparação de sucessores onde as academias não ficassem tão órfãs após a saída de um grande mestre. Professores também são líderes e precisam preparar sucessores para o bem da ciência e do desenvolvimento da educação. ;-)

  2. Sara Nunes

    5 de outubro de 2016 às 19:01

    Senhora Miriam Leitao. Educar é um dom concebido aqueles que antes de tudo aprenderam a se doar, o magistério é uma eterna doação de amor, de conhecimento, de experiências de vida, a todos os Profesores o meu respeito, lamentavelmente a senhora ñ tem o poder de perceber como as coisas realmente são. Somos importante!!! E essa percepção é para poucos.

  3. Ingelore

    5 de outubro de 2016 às 19:04

    Pessoa sem noção do que é a profissão de Professor. Sua sem noção. Te convido para passar uma semana com uma das minhas turmas. NÃO VAI SOBREVIVER, VAI CORRER NO SEGUNDO DIA. Sem noção.

  4. Patrícia Alvarez

    5 de outubro de 2016 às 20:05

    Vergonhoso uma fala como esta.
    Sem noção do que todos os dias nós vivemos em uma sala de aula.

  5. GERSON JOSE DOS SANTOS

    5 de outubro de 2016 às 21:18

    È obvio que a apresentadora ao se referir a não aposentadoria do Professor, eu acredito que foi no sentido de valorização do conhecimento construído ao longo de uma vida de quem ensina e aprende mas, esquece ela de que o Governo não pensa assim aliás, pensa totalmente ao inverso de MIRIAM LEITÃO. Para o Governo, o pensamento da não aposentadoria dos Professores e Trabalhadores tem outros motivos bastante claros, Previdência Quebrada, Falida, etc…E OUTROS diversos Motivos, aposentadoria precoce de Juízes, Ministros, Militares, etc…e com ganhos mensais que eu, um simples trabalhador e contribuinte levaria um ano para ganhar. Os Proventos de um Mês de um Magistrado ou Político que se aposenta é de mais ou menos Trinta Mil Reais/Mês e além disso tem um Problema para o Governo e, para mim seria solução, se por um acaso pudesse levar Boa Qualidade de Vida desde minha Infância. A questão de estarmos vivendo mais segundo o GOVERNO, como preconiza e seria a vontade de MIRIAM LEITÃO com relação aos Professores, na minha visão, pode ser verdade para alguns, para outros não, como frisei anteriormente, temos que levar em conta as Condições Sociais em que cada um teve. Tem milhares de trabalhadores que morrem bem antes de se Aposentar e por Doenças, sejam elas Profissionais ou não mas, tenho convicção que a reporter MIRIAM LEITÃO sabe de tudo isso e, até que prove em contrário, ela falou no sentido de valorização da carreira DOCENTE…

  6. Vandeir

    5 de outubro de 2016 às 23:59

    Nada a a ver esse comentário…. pior que vem de uma pessoa que Teoricamente é bem instruída ou deveria ser pelo menos. Ignorante!

  7. Rejane Miranda

    6 de outubro de 2016 às 0:30

    Como uma jornalista tão preparada fala uma besteira dessa? Viva um dia de sala de aula e veja que rotina motivadora tem um professor..inacreditavel queima jornalista desse porte..com tanta sabedoria..desconheça vida de professor..rsrsrz

  8. Rogéria Medeiros

    6 de outubro de 2016 às 1:01

    Assisti 2 vezes! Não acreditei que ela falaria isso, muito infeliz essa colocação, até deu uma risadinha! E os jornalistas? Não ficam melhores com o tempo? Dona Miriam, todos nós ficamos sábios com o tempo!

  9. .Jorge Santos

    6 de outubro de 2016 às 9:22

    Miriam Leitão, é tão absurda a sua conclusão, que chego a pensar que você está com problemas mentais. Faz o seguinte: se aposenta e vai plantar umas batatas ou pescar, deve fazer bem para sua cabeça. Não fale de algo que você desconhece na prática pedagógica do dia a dia. Porque você não fala dos políticos que se aposentam com 8 anos de mandato? Isso é uma vergonha nacional! Todos os profissionais de certa forma ficam mais experientes com o passar dos anos e consequentemente adquirem mais sabedoria, contudo parece que essa tese não se aplica a você, pelo menos no que diz respeito aos profissionais da educação. Que tal você ficar sem aposentadoria? Pense bem!

  10. Booz

    6 de outubro de 2016 às 10:44

    Eu também concordo.. acho que os POLITICOS NÃO DEVERIAM RECEBER APOSENTADORIA. Aliás como é possível um parlamentar faltar quase todos os dias no trabalho e em 8 anos se aposentar ??? eu nem sabia que Sergio Reis era deputado.. ele apareçe um dia, e já vai se aposentar ???

  11. Paula Dundee

    6 de outubro de 2016 às 11:37

    O ideal seria que jornalistas não se aposentassem tambem, pela logica de Miriam Leitão… Nem médicos… Nem Politicos… Afinal, quanto mais pssa o tempo, mais experientes e sabio ficam TODOS… kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  12. Dimas

    6 de outubro de 2016 às 13:08

    “O ideal seria que não se aposentassem”… Para onde devo mandar esta mulher? O que devo sugerir que ela faça? Me sinto muitíssimo tentado…

  13. Alexandre

    6 de outubro de 2016 às 13:45

    Isso me parece um raciocínio no mínimo medíocre. Sou Técnico em Eletrônica e atuo há mais de vinte anos na área de elevadores/escadas rolantes. Até uma criança mais esperta sabe que profissionais dedicados, comprometidos e bem remunerados em seus ofícios, tornam-se melhores com o tempo. E justamente na hora do merecido gozo de descanso, adquirido pela dedicação extrema de anos e mais anos de trabalho, me aparece uma pessoa sem nenhum conhecimento do que é o labor de determinadas classes trabalhistas com um pensamento retrógrado desses, quando todos sabem que o que é preciso é formar novos profissionais e capacitá-los ao mercado. Quem mais faria isso senão os professores engajados, bem remunerados e assistidos, mas sem sacrificar os que já doaram tudo, incluindo parte da vida. A tarefa é difícil, mas existe saída. Infelizmente vivemos há muito em situação de desgoverno completo.

  14. Divanisa

    6 de outubro de 2016 às 13:51

    Estou com vinte anos em sala de aula, e sou considerada uma excelente professora,mas infelizmente trabalho em uma escola que nem porta tem nas salas, alunos que se negam a aprender e que acham muito mais legal vender drogas pois conseguem dinheiro fácil segundo eles.
    Tudo isso gera um estresse muito grande e o município não defere licença prêmio, apesar de ter três vencidas, pois segundo eles não tem como me substituir. Diga-se de passagem que após esse tempo de sofrimento, hoje sou portadora de fibromialgia e sofro muitas dores, não vejo a hora de me aposentar e essa repórter diz uma asneira dessa.
    Miriam você trabalha na rede Globo e com certeza com o maior conforto, por esse motivo te perdoo pois não tem idéia do que é ser professora da rede pública.
    Temos direito a um pedido de desculpas e uma explicação.

  15. Alexandre

    6 de outubro de 2016 às 14:00

    “Essa é uma profissão que o tempo ajuda.” Ou seja, segundo essa senhora os professores ficam melhores ao longo do tempo, certo? Então, seguindo essa linha de raciocínio, outras profissões, (que o tempo não ajuda rsrsrs), fazem com que os profissionais desaprendam, até se tornarem completos ignorantes e por essa razão, tornam-se mal aposentados. É sério isso???

  16. Paula Andrade

    6 de outubro de 2016 às 14:21

    Que isso Leitoa??? Se informe melhor sobre a vida dos professores. A partir dos 50 a tendência é deles quebrarem a bengala na cabeça dos alunos e na sua.

  17. Lucinda

    6 de outubro de 2016 às 16:46

    Perdoa, Mestres!! Ela não sabe o que fala…

  18. Rose Meri

    6 de outubro de 2016 às 18:39

    Absurdo um total absurdo, parece que essa afirmação foi feita por uma pessoa totalmente ignorante, de uma turma com 30 alunos, uns sem educação, cheios de problemas, sem apoio da família, um mês , essa jornalista pede as contas, e nunca mais falará asneiras.

  19. Cristiano

    6 de outubro de 2016 às 19:21

    Mudem o salário de um professor para o equivalente ao que um senador recebe e tenha a plena certeza de que os professores não precisarão se aposentar tão cedo…

  20. Luciana

    6 de outubro de 2016 às 21:13

    Dona Miriam Leitão precisará então trabalhar até 100 anos para ver se fica inteligente para não falar mais besteira! Respeite os professores, Dona Miriam. A senhora só chegou nesta posição graças a seus professores! Mais respeito, dona!

  21. Manoel Joaquim da Silva

    6 de outubro de 2016 às 21:59

    Há 37 anos vivo em sala de aula. Gosto do que faço e apesar do tempo e da idade ainda tenho forças para dá a minha contribuição, sei o quanto é dificil e desafiadora a profissão. São muitos e variados os obstáculos. Uma reforma no ensino brasileiro é necessária mas não empurrada de cima para baixo como está se pretendendo. É observar a estrutura do Brasil e compará-la a dos paises de primeiro mundo. É muito fácil para quem está por trás de gabinetes usar frase do tipo “acabar com as regalias dos professores”. Que regalias? Condições desumanas? Desvalorização financeira? Senhora jornalista Miriam Leitão, sempre gostei de lê seus escritos mas decepcionei-me com a sua INFELIZ colocação. Deixo-lhe um conselho: Saia da sua zona de conforto e tente passar apenas um mês dando aulas numa escola pública de preferência numa periferia ou numa escola rural, aí a senhora saberia em apenas um mês se o professor deve se aposentar ou não. Se é que a senhora para chegar onde está passou pelas mãos dos professoras. Precisou ir à escola (do professor) ou a sua sabedoria caiu de para quedas? Ou para a sua profissão não é necessário diploma como já se discutiu outrora? Se não é para defender a classe (cada um entende como quer), cale-se! Respeite uma classe de profissionais brilhantes que talvez não seja importante no meio jornalístico mas é a única que faz a ser chegar ao topo. Não queira defender ou dar forças a um governo que quer esmagar a classe.

  22. Cansada

    6 de outubro de 2016 às 22:42

    O que dizer de uma sociedade aonde nos professores, temos que além de alfabetizar, sustentar com material escolar,alimentar, providenciar as vezes até roupa para alunos que vão a escola feitos lixos humanos, filhos de pais que só sabem dançar e beber e fazer sexo , como quer que essa profissão continue …Você que tem família , cuide de aprender para você mesmo alfabetizar seus bisnetos porque daqui alguns anos professores de educação infantil só vai existi na memoria de algum idoso abandonado em um asilo publico por ai

  23. Lena

    6 de outubro de 2016 às 23:07

    Assisti a entrevista, e sinceramente? Não entendi até agora a indignação dos senhores. Ela elogiou, disse que são de vital importância, que não deveriam aposentar por que quanto mais dão aulas e quanto mais o tempo passa, mais sábios os professores ficam. Que isso.
    Estão distorcendo o sentido das palavras, pra promover a discórdia? TIREM A VENDA DOS OLHOS E A ABRAM A MENTE

  24. neia

    7 de outubro de 2016 às 9:07

    Para que aposentar? pode nos dar férias vitalícia.

  25. katia

    7 de outubro de 2016 às 9:31

    Querida , como assim, uma mulher que apresentar senso de conhecimento falar uma merda dessa, alias voce nao sabe o que é esta em uma sala de aula em um pais que acabou com os paradigmas educacional . Antes de falar o que voces acham ,analise pessoa sem noção, juntou a merda com a foça ,alias será que esta onde chegou por competência ou por cargo comissionado, doado, ou coisa assim, por ter pedigree.. fala serio esse ministro nao tem noçao da realidade em educaçao ou melhor da escola na integra.. Pois é, esta na frente de um cargo sem conhecer a realidade vivida, da nisso so merda..parabens pela reportagem aplausos.ironia do destino ..

  26. Samuel

    7 de outubro de 2016 às 11:17

    Sou professor e não achei nada ofensivo como vários comentários aqui.

    Será que o contexto não está tão claro assim ou é, novamente, um monte de comentários criticando coisas ao vento.

    Só para constar, o contexto era:
    “Quanto mais o tempo passa, mais sábio e preparado fica o professor. O que é o contrário da maioria das profissões.”

  27. Otilina

    7 de outubro de 2016 às 11:35

    Pois bem como sendo um comentário de uma comentarista econômica, parece que Educador é super humano. Nos dias de hoje que aos trinta-e-um anos de serviço e cinquenta de idade te desrespeitam, chamando de velha e muito mais. Convido a você participar de aulas nas nossas escolas. E nos falamos novamente!

  28. Josenice Vieira de Menezes Bezerra

    7 de outubro de 2016 às 13:15

    Lamentaveis suas colocações minha Senhora! Seguindo essa lógica de aperfeiçoamento ao qual se referiu,que tal se aposentar logo? Porque o seu raciocínio econômico está capenga…e com certeza com o tempo perderá sua lucidez totalmente.A reforma deve começar com os políticos, esses com tantas mordomias! E que seja tão rápida tanto quanto a que está para prejudicar uma classe que já é tão massacrada,a dos Professores!

  29. Antonia

    7 de outubro de 2016 às 13:24

    Quanta ignorância está atrel ada a essa jornalista. .. Meu Deus!… Vem para sala de aula você também….

  30. Anderson Ricardo

    7 de outubro de 2016 às 13:49

    A principio a aposentadoria seria um beneficio, o qual a mesma já devia ter feito consigo, não por ela ter algumas dificuldades e vir até a ter dificuldades em suas explanações, contudo, falo que a aposentadoria nossa deveria ser com de alguns políticos analfabetos funcionais que lucram com inúmeras propinas, contudo recebem inúmeras ajudas de custo que nós não temos, a reforma em questão visa novamente criar outra gama de analfabetos funcionais, primeiro acabaram com EMC, OSPB, agora outras que fazem pensar, só eu percebo que estão criando outros bonecos de presépio, bonecos lindos que não retratam a verdadeira situação do episodio.

  31. Wagner Fontanezi

    7 de outubro de 2016 às 13:51

    Não vi nada que pudesse causar indignação. Sou professor, tenho 60 anos de idade e, mesmo aposentando-me, vou continuar ministrando aulas na rede privada. Eu tive professores que gostaria que não se aposentassem nunca, para que gerações pudessem ter o privilégio de tê-los como mestres. Foi nesse sentido que a Miriam Leitão falou. Muito alarde por pouca coisa.

  32. celia gomes

    7 de outubro de 2016 às 16:11

    Procuro entender o pensamento da jornalista. Acredito que um professor (a) se constroe ao longo do tempo, a sua profissão é antes de mais nada uma vocação. Professor(a) é aquele que professa, que diz o que sabe, que se faz crer, existe sim muitos que querem a aposentadoria, outros se fosse possível adiariam…pelo que sentem, pelo que significam seus alunos. Mas isto não é filosofia, é realidade, não há valorização, pelo contrario é a nação que tira dos que não têm, para a satisfação doentia dos lesa-pátria. Procurem saber quanto ganha um doutor de uma universidade pública… imagine um professor do segundo grau. É vergonhoso.

  33. Alberto Pinheiro

    7 de outubro de 2016 às 23:24

    Míriam, você não é um leitão… é uma porcaria mesmo!!!

  34. ALCIONE DE OLIVEIRA

    8 de outubro de 2016 às 13:55

    Imagine! Não aposentar nunca. Dar aula aos 70, 80 e quem sabe, até aos 90. Ela só pode estar criticando de forma velada a proposta do Senhor Secretário da Educação.

  35. Gislaine de Oliveira

    9 de outubro de 2016 às 8:11

    Miriam, passa 15 dias numa sala de aula sem recursos, com crianças totalmente sem educação, com todo tipo de pais, te ameaçando o tempo todo, depois você volta a falar no assunto.

  36. Adalberto

    9 de outubro de 2016 às 9:13

    Lógico que eu entendi o que quis dizer a economista, cada vez mais temos que prestar atenção na confiabilidade de certos posts, na verdade ela se refere a importância do professor e sua gradativa melhora de qualidade com o passar do tempo, seria absurdo alguém com anos de experiência em televisão sugerir tal insanidade com a perversa idéia de ver morrer pessoas no exercício da profissão

  37. mOISES

    9 de outubro de 2016 às 10:03

    Brasileiro um povo cada vez mais amargo, chato e ignorante, nota se claramnte que a senhora Leitao cuja qual nao tenho nem um pouco de admiracao, ja comecando pela cor da camisa vermelha PTista dela, mas nem por isso vou comecara a caluniar ela, claramente se ve que ele esta usando de sarcasmo, fazendo uma ”brincadeirinha’..e nao discordo dela, queria que pa alem dos bons professores nao se aposentarem, queriam que eles nunca morressem, queria que minha professora do primeiro ano tivesse vivido eternamente e ainda lecionando ate hoje..

  38. Auxiliadora Beserra

    9 de outubro de 2016 às 12:40

    Senhora Míriam Leitão proponho que voltes á sala de aula não como professora porque não tem competência e raciocínio para entender tal ofício mas, como aluna e, de preferências nas disciplinas humanas quem sabe assim a senhora entenderá a missão árdua de um professor.

  39. Rose.

    9 de outubro de 2016 às 12:59

    Absurdo! Professor só fica mais sábio, não envelhece nem fica doente!!! Muito triste esse comentário, vindo de uma jornalista tão conceituada…

  40. Paulo Pereira

    9 de outubro de 2016 às 18:16

    Prof universitário, fui obrigado a aposentar me aos 70 anos. Com toda experiência acumulada em 40 anos de UFMG tive que sair e exercer minha expertise na iniciativa privada. ML tem razão. Deveria haver a opção de não se aposentar.

  41. Monica Morango

    9 de outubro de 2016 às 20:27

    “O professor no Brasil se aposenta mais cedo do que os outros profissionais, ganha mal, então é preciso melhorar o salário e incentivar a permanecer, porque essa é uma profissão em que o tempo ajuda, com mais conhecimento, mais sabedoria, mais serenidade para ensinar. O tempo tem que ser valorizado.
    É preciso mais professor, mais tempo, mais qualificação. Nós temos muito trabalho pela frente, a verdade é essa. Mas a preocupação com o ensino médio é a preocupação certa. Esse é o gargalo, esse é o perigo, é onde a gente está falhando mais, é onde não tem tido avanços. Então, temos que estudar os casos de sucesso e apressar o passo”, afirma a analista. Bom Dia Brasil, 26 de setembro de 2016.

  42. poa txena hieru

    10 de outubro de 2016 às 9:08

    Um professor que trabalha 40,60,80 horas é só recebe por vinte, digo isso pq trabalho de professor não se resume a apenas sala de aula. inclui também os fins de semana de trabalho em casa isso sem contar nas horas que seriam pravdescanso em casa ainda tem trabalho. esse profissional não precisa se aposentar será pq trabalha pouco e ganha muito? Que diria dos políticos e seus seguidores q tem cargos comissionados q não sabem o q e pagar uma conta pq são pagas com dinheiro público que esses mesmo se aposentam com o mínimo de exigências possíveis se considerar aposentaria por tempo de trabalho esses marajas nunca se aposentariam . qt a isso ninguem nada fala i congresso se omite a cortar seus beneficios mas tiram o qt puderem dos trabalhadores como o direito a uma educação de qualidade uma saúde e segurança descentes.

  43. Maria Ieda Ribeiro

    13 de outubro de 2016 às 22:43

    Que idéia brilhante!!! Que tal, estender a sua sugedtão para as demais profissões, jornalista? A senhora ia ter um montão de boas respostas! Tenha respeito pelo trabalhador, principalmente, pelo professor, esse profissional que já é tão desvalorizado. Que colocação ridícula!!! Que tal sugerir melhor salário para o professor?!

  44. Maria Luiza Ferreira

    2 de novembro de 2016 às 14:41

    Neste caso ninguém deveria se aposentar…inclusive jornalistas…a logica é que a maturidade traz mais experiência e conhecimento para todos . Ou será que é so para professores?

  45. Helvio Polito

    3 de novembro de 2016 às 16:52

    Uma jornalista fraca e tendenciosa. Não sabe o que é sala de aula do ponto de vista dos docentes. Aliás uma discente sem talento.

  46. Vi

    5 de novembro de 2016 às 6:35

    Encontrem o canal de comunicação dessa mulher e vamos saber melhor isso! Twitter ela tá presente sempre,n

  47. Jacqueline

    26 de março de 2017 às 15:07

    O tamanho da idiotice dessa mulher é tão impressionante que, até quando tenta elogiar, deprecia. Se professores melhoram com o tempo – e isso pode ou não acontecer – são trabalhadores, tem vida própria e merecem descanso, não importa em que condições trabalhem. Se formos seguir esse raciocínio, as outras profissões pioram com o tempo, então ela, que já tem idade avançada, deveria era se aposentar e parar de pagar mico.

  48. luiz carlos

    26 de março de 2017 às 18:45

    Como não tem como defender a proposta de aposentadoria do Temer, ela quis fazer uma media com o governo e com os professores. Mas acho que não deu, ferrou com os 2 lados. Ficou mal porque isso pode ser interpretado como uma proposta que o governo quer, e isso já piora a relação do governo com os professores.

  49. Arnaldo 30 anos prof

    26 de março de 2017 às 22:19

    Lamentável

  50. Luzia Batistuta

    27 de março de 2017 às 0:19

    Aff… que vergonha, essa criatura pensa que ela é quem para falar uma asneira dessa? Venha ficar uma hora em uma sala de aula superlotada pra ver se tu tens coragem de abrir a boca pra falar besteira. Ridícula.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.