conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Campo Mourão

Museu guarda a primeira bandeira brasileira hasteada em Campo Mourão

Pavilhão era do pioneiro Delbos Zola Leodoro da Silva, o primeiro médico que atuou em Campo Mourão.

Comemorando o bicentenário da Independência do Brasil, o Museu Municipal Deolindo Mendes Pereira inseriu na sua exposição permanente a primeira bandeira do Brasil hasteada em Campo Mourão. O pavilhão era do pioneiro Delbos Zola Leodoro da Silva, o primeiro médico que atuou em Campo Mourão e região em 1942, quando o núcleo urbano era composto por pouquíssimas casas de madeira.

Recentemente a Fundação Cultural de Campo Mourão realizou o processo de higienização e de moldura dessa peça histórica para celebrar os 200 anos de independência do Brasil. “Essa bandeira faz parte da história da nossa cidade. É o marco do processo de construção coletiva dos mourãoenses ao longo da sua história. E expor ela, agora com o processo museológico é um momento de celebração do nosso povo com a sua independência”, explica o historiador Jair Elias, coordenador do Museu.

O diretor presidente da Fundação Cultural, Roberto Cardoso, lembra que o Museu está aberto em horário de almoço e aos sábados de manhã, visando proporcionar mais acesso aos acervos históricos da cidade. “Temos trabalhado para preservar e divulgar a nossa história e assim enriquecer o conhecimento dos mourãoenses sobre nossas raízes”, completa.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.