conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Todos

O que a demissão de Xuxa pela Globo revela sobre a grande mídia televisiva

Xuxa deixou a Globo depois de anos de parceria. Sinal dos tempos?

Xuxa deixou a Globo depois de anos de parceria. Sinal dos tempos?

A notícia de que Xuxa, a “Rainha dos Baixinhos”, foi dispensada da Rede Globo após quase 30 anos de vinculo pegou muita gente de surpresa nesta semana.

No entanto, a demissão de Xuxa, assim como o corte de custos do programa de Jô Soares são apenas sinais dos tempos de um mídia monopolizadora cada vez ficando mais fraca. E a internet tem grande papel neste enfraquecimento.

Vale ressaltar, porém, que este é apenas o início do processo e portanto, as grandes mídias ainda detém um enorme poder de influenciar grande número de pessoas.

Porém, o enorme monopólio que a Globo detinha, que lhe permitia manter artistas de grande nome com altos salários apenas com o intuito de não deixar que fossem para a “concorrência” está ruindo.

A Globo sempre usou dessa estratégia: comprava filmes e séries e não as passava. Comprava direitos de campeonatos esportivos e não os transmitia. O fazia para manter o seu arsenal e impedir que as outras emissoras o transmitissem.

Mas a internet vem mudando isso e a Globo vem a cada dia batendo recordes de audiência negativa e como sobrevive de verbas publicitárias, a tendência apontada pelo “mercado” que tanta a emissora defende é de que essas receitas tendem a minguar e assim a única maneira de tentar sobreviver neste mundo cruel é cortar custos.

Existem estudiosos que dizem que em mais algumas décadas não teremos a televisão como a conhecemos hoje. Cada vez mais as verbas publicitárias estão sendo alocadas na internet, um espaço mais pulverizado em que a Globo não manterá o monopólio construído principalmente no período de Ditadura Militar.

Anteriormente a Xuxa e a Jô Soares, a Fórmula 1, que já havia sido uma das grandes audiências da televisão perdeu espaço na grade aberta e foi parar na televisão paga, principalmente os treinos de sábado, que foram reduzidos a poucos minutos.

E a tendência para os próximos anos é cada vez mais as verbas publicitárias migrarem da televisão para a internet e os grandes conglomerados cortarem custos.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença