conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Paraná

Paraná confirma 2ª morte causada pela variante Delta da Covid-19

A vítima fatal é o quarto caso da variante confirmado no estado.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmou, na tarde da quarta-feira (7), a segunda morte causada pela variante delta do coronavírus no Paraná, sendo também o quarto caso reportado.

Trata-se de um homem de 58 anos, de Apucarana, que assim como os três casos anteriores, faz parte do mesmo núcleo familiar que vem sendo investigado no município. Ele era filho da mulher que é o primeiro caso positivo da variante no Paraná, divulgado no início de junho e do homem também confirmado nesta quarta-feira.

De acordo com o município, o homem teve sintomas em 19 de abril, positivou para Covid-19 no dia 26 do mesmo mês, foi internado em uma enfermaria, transferido para Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e morreu em 14 de maio.

A cepa foi confirmada por sequenciamento genômico do vírus SARS-CoV-2 realizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro.

Para o Governo do Estado ainda não há transmissão comunitária por se tratar de contato próximo ao primeiro caso, sendo considerado pela vigilância epidemiológica caso de transmissão local.

Até agora, todos os casos identificados da variante foram registrados em Apucarana. Uma grávida de 42 anos morreu, em abril, com diagnóstico da cepa, se tornando a primeira vítima no Brasil. Ela tinha viajado para o Japão. O bebê sobreviveu.

A filha do casal diagnosticado com a variante confirmou que visitou a grávida, em abril. A mulher fez um teste de Covid-19 de farmácia, o qual não é possível realizar o sequenciamento genômico para identificar a variante.

O terceiro caso confirmado da cepa foi divulgado na manhã desta quarta-feira. Segundo a secretaria, o homem é casado com a mulher que teve o primeiro diagnóstico da variante no estado.

O homem, de 74 anos, foi internado, mas teve alta hospitalar no dia 20 de maio e está sendo acompanhado clinicamente.

Desde o início da pandemia, o Paraná registrou a presença de pelo menos 24 variantes do novo coronavírus. As cepas gama e zeta, que foram identificada em Manaus e no Rio de Janeiro, são as mais comuns no estado.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença