conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Paraná

Paraná é o maior produtor de plantas medicinais do país

Paraná é considerado maior produtor nacional de plantas medicinais e aromáticas — Foto: Reprodução/RPC

O Paraná é considerado o maior produtor nacional de plantas medicinais, segundo dados do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater).

O estado se destaca na produção das ervas usadas em medicamentos naturais. Entre as lavouras do estado, a campeã de produção no campo paranaense é a camomila.

Em Mandirituba, na Região Metropolitana de Curitiba, mais de 30 agricultores se dedicam ao cultivo da planta. A cidade é conhecida como capital nacional da camomila.

A agricultura é uma das principais fontes de renda o município, que tem pouco mais de 27 mil habitantes. Atividade que gera renda e mexe com a economia. Foram quase R$ 3 milhões movimentados durante a safra de 2019, segundo a prefeitura.

A estiagem durante vários meses no primeiro semestre de 2020 acabou comprometendo a floração da camomila no estado. Com isso, a colheita deste ano sofreu atraso.

O trabalho é feito por máquinas e também requer tarefas manuais. Nas indústrias que produzem os chás paranaenses, em média, são fabricados 120 sachês por minuto, que saem das máquinas e ficam separados de 10 em 10 peças, nas embalagens tradicionais de papel. Um ritmo que exige atenção dos funcionários.

Atualmente, os produtos da fábrica paranaense chegam a todas as regiões do Brasil. São chás a base de plantas medicinais e aromáticas. A camomila é o “carro-chefe”, e a matéria-prima é 100% paranaense.

O produto abastece redes de farmácia, supermercados e lojas de produtos naturais. Ainda conforme o empresário, a demanda cresceu em meio à pandemia.

Com G1

 

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença