conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Paraná

Paraná recebe as primeiras doses da vacina bivalente contra a Covid-19

É a primeira remessa para a Campanha Nacional de Vacinação 2023, que começa no final deste mês.

Chegam ao Paraná as primeiras doses de vacina bivalente contra a Covid-19

A Secretaria de Estado da Saúde recebeu nesta quarta-feira (8) a remessa com 32.400 doses da vacina bivalente da Pfizer contra a Covid-19. É o primeiro lote para a Campanha Nacional de Vacinação 2023, que começa no final deste mês. As doses são destinadas para o reforço de grupos prioritários. Além desta remessa, outras 997.476 doses estão previstas para as próximas semanas para a primeira fase da campanha.

Conforme estipula o Programa Nacional de Imunizações (PNI), nesta etapa serão vacinadas as pessoas de 70 anos ou mais, pessoas que vivem em instituições de longa permanência (ILP), a partir de 12 anos, abrigados e trabalhadores dessas instituições; imunocomprometidos; comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas. Outras quatro fases devem completar o cronograma para o reforço da vacinação contra a Covid-19.

Os imunizantes enviados pelo Ministério da Saúde utilizam as cepas originais do Sars-CoV-2 e as cepas BA.1 e BA.4/BS.5, que são sublinhagens da variante Ômicron, predominante no mundo. As principais características da nova vacina são: o imunizante já vem diluído, a tampa do frasco (com seis doses) é de cor cinza; cada dose deve conter 0,3 ml e só pode ser utilizada como reforço.

O envio das remessas de forma fracionada é uma estratégia do governo federal para garantir o armazenamento dos frascos na Rede de Frios estadual, já que o quantitativo ultrapassa mais de um milhão de doses. “Essas vacinas atualizadas trazem uma proteção mais abrangente para o público-alvo”, afirmou o secretário da Saúde, César Neves.

As pessoas elencadas no grupo prioritário devem ter o esquema vacinal primário completo (primeira e segunda doses). Segundo o Ministério da Saúde, as pessoas que receberam somente uma dose da vacina monovalente, devem se vacinar com a segunda dose antes de receber a bivalente. “É importante que as pessoas que não se encaixam no grupo prioritário para receber a bivalente, também deem continuidade à imunização com a monovalente”, ressaltou o secretário.

Etapas

A segunda etapa da campanha nacional está prevista para a partir de março e engloba pessoas de 60 a 69 anos. A terceira etapa abrange gestantes e puérperas, enquanto a quarta será direcionada a trabalhadores de saúde. Já a quinta fase será voltada à vacinação de pessoas com deficiência permanente.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença