conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Campo Mourão

Pesquisa da Unespar contribui para o desenvolvimento socioeconômico de Campo Mourão e região

Cidade de Campo Mourão. Foto: José Fernando/Ogura/ANPr

Definir diretrizes para um plano estratégico de desenvolvimento econômico territorial. Esse é o objetivo de um projeto empreendido pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar) em Campo Mourão. A iniciativa consiste em mapear os setores econômicos e toda a estrutura produtiva da cidade e municípios vizinhos, identificando os principais desafios tecnológicos e mercadológicos do empresariado local e regional.

A pesquisa conta com o apoio da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Governo do Estado. A coordenadora de projetos da Unidade Gestora do Fundo Paraná, Elenir dos Santos Silva, reconhece a importância desse tipo de ação empreendida pela comunidade acadêmica para solucionar problemas como desemprego, desigualdade e exclusão social. “Essa iniciativa pretende incentivar um conjunto de ações, abrangendo os setores público e privado. Os resultados vão servir como subsídio para a proposição de políticas públicas, beneficiando toda a população”, afirma.

Para tanto, serão identificadas as cadeias produtivas locais e regionais, assim como a dinâmica de articulação entre os segmentos empresariais. O projeto também vai apontar eixos de desenvolvimento socioeconômico, para produzir impacto favorável nas cidades, do ponto de vista de geração de trabalho, emprego e renda.

Pós-doutor em Economia Aplicada, o coordenador do projeto, professor Jorge Leandro Delconte Ferreira, sinaliza a melhoria da integração e competitividade dos agentes produtivos. “A ideia é compreender quais são os setores econômicos estratégicos e como as cadeias produtivas podem ser dinamizadas”, reitera o pesquisador, sinalizando um “efeito de transbordamento que vai promover o surgimento de novos negócios, a criação de postos de trabalho e a melhoria da remuneração das pessoas”.

A equipe técnica realizou um mapeamento detalhado de 11 cadeias produtivas, oito a mais que a previsão inicial do projeto. São elas: carne bovina, carne de frango, construção civil, eletrodomésticos, fabricação de equipamentos, farinha de mandioca, farinha de trigo, moveleira, papel, soja e têxtil.

Na etapa atual do estudo, os pesquisadores estão elencando as dificuldades existentes nessas atividades produtivas. “Estamos fazendo pesquisas com empreendedores, empresários formais, produtores rurais e lideranças empresariais, para terminar de desenhar os gargalos tecnológicos e mercadológicos, assim como as alternativas e os eixos de desenvolvimento que podem ser pensados para as principais cadeias produtivas”, declara o coordenador.

No próximo ano, depois da pandemia do novo coronavírus, serão ministradas oficinas presenciais de planejamento estratégico para as câmaras temáticas do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Campo Mourão (Codecam).

Ao todo, o projeto envolve oito pesquisadores, sendo sete bolsistas e um voluntário; três são estudantes de graduação em Ciências Econômicas na Unespar, no Campus de Campo Mourão; e quatro são professores de carreira do Estado. Um dos professores é vinculado à Universidade Estadual de Maringá (UEM), que integra o estudo como instituição parceira.

Pesquisa

O projeto foi demandando pelo Codecam, ainda em 2019. Na ocasião, a entidade solicitou um estudo econômico para auxiliar as lideranças empresariais e os órgãos do Poder Público, na definição de prioridades para um planejamento estratégico focado no crescimento da economia local e regional, englobando ações da sociedade civil e dos gestores públicos.

Como resultado parcial da pesquisa, a equipe técnica disponibilizou um dashboard, que consiste em um painel visual com informações, indicadores e métricas de gestão. Essa ferramenta permite uma ampla visão de dados econômicos das atividades empresariais desenvolvidas em 25 cidades, que integram a Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão (Comcam) – organização da sociedade civil, de promoção e integração administrativa, econômica e social dos municípios da região.

O dashboard está hospedado em um site aberto (AQUI) e dispõe de um grande volume de informações, que podem ser filtradas por ano, de 2008 a 2018 (ano mais recente com dados públicos disponíveis); por município ou região; por segmento empresarial, de acordo com a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (Cnae), adotada pelo Sistema Estatístico Nacional do Brasil; e pelas principais cadeias produtivas identificadas no estudo.

Com Seti

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença