conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Campo Mourão

Prefeitura prevê que vacinação comece no próximo dia 20 em Campo Mourão

O Secretário de Saúde Sergio Henrique dos Santos afirmou, nesta sexta-feira (15), que a vacinação contra a covid-19 começará na próxima semana. De acordo com a administração, a data foi divulgada durante uma reunião, realizada em Curitiba, na manhã quinta-feira (14) com o Secretário de Estado da Saúde, Beto Preto e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems/PR).

Durante a reunião foi discutida as estratégias para a vacinação contra a covid-19 em todo Paraná. Segundo o Secretário Sérgio, “a expectativa é que a vacinação se inicie na próxima quarta-feira (20), o Governo Estadual se comprometeu em fazer o repasse de doses da vacina e de seringas”, ressaltou.

A Secretária de Estado da Saúde (Sesa) elaborou um Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19, que contém informações sobre a população a ser vacinada, as fases e os tipos de vacinas, esse plano pretende seguir as orientações do Ministério da Saúde e deve começar as imunizações dos grupos considerados de risco.
A estimativa é que o Estado receba 100 mil doses do imunizante desenvolvido pela Universidade de Oxford e pelo Laboratório AstraZeneca. Além disso a expectativa é por outras mais 300 mil doses do imunizante Coronavac, do laboratório Sinovac em parceria com o Instituto Butantan. As vacinas que serão destinadas ao Paraná devem ser distribuídas em 1.850 pontos de vacinação.

De acordo com o secretário, o grupo prioritário estadual é formado por cerca de 272 mil profissionais da linha de frente do combate à covid-19, índios acima de 18 anos mapeados em comunidades isoladas de 30 municípios do Paraná e idosos que vivem em asilos e casas de repouso. “Será um processo que deve durar o ano todo, de forma escalonada conforme forem chegando as vacinas. Mas a ideia é conseguir imunizar o grupo de risco em até 90 dias e quatro milhões de paranaenses até o fim de maio”, afirmou Beto Preto.

Ainda nesta sexta-feira o governo do estado enviou a 11ª Regional de Saúde, 40.700 itens, entre seringas, agulhas, máscaras descartáveis, máscaras Face Shield e aventais. Além destes materiais, foram enviadas mais carteirinhas de vacinação.

Não foram divulgado quantas doses serão encaminhadas para cada um dos municípios. Mesmo com o anúncio, a data de início da imunização depende da autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para o uso emergencial das vacinas Coronovac e Astrazeneca. A decisão da Anvisa sai no próximo domingo (17).

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença