Campo Mourão Saúde Todos

Prefeitura suspende cirurgias eletivas na Santa Casa de Campo Mourão

O município de Campo Mourão decidiu suspender a cirurgia eletiva no Hospital Santa Casa por conta do expressivo aumento na procura por atendimento de casos de covid-19.

Esta decisão será reavaliada diariamente pelo poder público, analisando sempre as taxas de contagio e de ocupação de leitos no hospital. O acanhamento foi publicado em decreto nesta terça-feira (24) e assinado pelo prefeito em exercício Beto Voidelo.

O período, a principio, será de 15 dias, e esta suspensa a realização de cirurgias eletivas por parte dos prestadores de serviços que atuam na estratégia da covid-19, que no caso do município é a Santa Casa.

A medida está amparada na Resolução nº 1.116, de 14 de setembro de 2020, da Secretaria de Saúde do Estado do Paraná (Sesa), que dispõe sobre a suspensão temporária de procedimentos cirúrgicos eletivos hospitalares com demanda de terapia intensiva no pós-operatório ou em pacientes sob anestesia geral, em face da escassez de medicamentos anestésicos e relaxantes musculares no Estado.

O texto do documento, ainda alerta para necessidade de ampliação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e leitos clínicos (enfermaria) para tratamento exclusivo da covid-19 no município e, de consequência, a disponibilidade de mais equipes médicas para prestar atendimento aos pacientes.

 


Deixe um comentário