conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Campo Mourão

Procon entrega ao MP o resultado da fiscalização de combustíveis

O órgão realizou três fiscalizações nos postos.

O resultado final da fiscalização realizada nos postos de combustíveis pelo Procon foi entregue nesta quinta-feira (22) à Promotoria de Defesa do Consumidor do Ministério Público do Paraná (MP-PR).

“Queremos trabalhar com a máxima transparência possível e com a efetiva parceria entre o Ministério Público e o Procon pois com isso o consumidor será o grande beneficiado” afirma o secretário executivo do Procon, Sidnei Jardim.

Os documentos do Procon permitem ao MP tomar ciência do resultado e averiguar a necessidade ou não de uma ação judicial.

O Procon realizou três fiscalizações nos postos de combustíveis a fim de averiguar a qualidade e a quantidade do combustível, bem como as informações que devem ser disponibilizadas pelas empresas ao consumidor.

Os procedimentos fiscalizatórios ocorreram em três etapas: a primeira referente a qualidade do combustível com participação da Agência Nacional de Petróleo (ANP); a segunda relacionada a quantidade do combustível com participação do Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Paraná (IPEM); e a terceira sobre às informações disponibilizadas aos consumidores, com apoio da Polícia Civil.

Qualidade

Nessa fiscalização foi coletado do bico das bombas abastecedoras e imediatamente testado pelo servidor da ANP.

Foram verificados itens pertinentes a atividade do revendedor, tais como: painel de preços, adesivo do CNPJ, quadro de aviso da ANP, o termo densímetro acoplado ao bico que integram as bombas abastecedoras para revenda do combustível Etanol Hidratado Combustível (adequados as normas).

Quantidade

O IPEM e o Procon fiscalizaram a quantidade do combustível ofertado e entregue ao consumidor pelos revendedores varejistas de combustíveis entre os dias 17 e 20 de maio.

Informação 

Com a “Operação Petróleo Real”, em parceria com a Polícia Civil, foram lavrados 11 autos de constatações em postos que não possuíam o cartaz informando a diferença percentual entre o valor do litro de gasolina e o valor do litro de etanol (conforme Lei Estadual nº 16.756/2010).

Havia postos que não tinha informação se a gasolina era refinada ou formulada; outros que não informaram de forma correta e clara como ocorre a devolução do dinheiro ao consumidor quando utilizado o aplicativo de fidelização. As empresas foram notificadas para regularizarem os apontamentos no prazo de 10 dias.

Com Assessoria

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença