conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Brasil

Reforma administrativa não inclui juízes, procuradores, parlamentares e militares

A reforma administrativa proposta pelo governo de Jair Bolsonaro (sem partido) nesta quinta-feira (3) deixa de fora categorias específicas, como juízes, membros do Ministério Público, militares e parlamentares.

A medida também criará medidas protetivas para as chamadas carreiras típicas do Estado, o que inclui, por exemplo, auditores fiscais, diplomatas e policiais. Com essa nova regra não será permitido cortar jornadas e salários desses servidores.

O governo apresentou um texto considerado amplo, que tem impacto não apenas sobre os servidores do Executivo, mas também do Legislativo e Judiciário. A proposta do Executivo federal também tem efeito para estados e municípios.

O Ministério da Economia informou, no entanto, que o Poder Executivo não tem autonomia para propor mudanças de regras para membros de outros poderes.

São classificados nessa categoria juízes, desembargadores, procuradores, promotores, deputados e senadores. Para eles, não haverá nenhuma mudança de regras e não será cortado seus benefícios.

Porém o juiz não poderá ser atingido pela reforma, mas o servidor da área administrativa de um tribunal terá de obedecer às novas regras. Os militares, que respondem a normas específicas, também não serão afetados pela reforma.

A proposta apresentada nesta quinta proíbe progressões automáticas de carreira, como as gratificações por tempo de serviço, e cria maiores restrições para acesso ao serviço público.

O texto também abre caminho para o fim da estabilidade em grande parte dos cargos, maior rigidez nas avaliações de desempenho e redução do número de carreiras.

Da Redação com Bem Paraná

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.