conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Comcam

Regional de Saúde apura “fura-fila” de vacina em Nova Cantu; População da região denuncia mais casos

Coronavac, vacinas contra covid-19. Foto: Eduardo Nicola/Blog do Raoni

A notícia de pessoas que não fazem parte, neste momento, do grupo prioritário para a vacinação contra a covid-19 e foram imunizadas começaram a aparecer nos municípios que fazem parte da 11ª Regional de Saúde de Campo Mourão.

Os relatos, que estão nas redes sociais e na imprensa, dão conta de que autoridades que se valeram do cargo para obter vantagens e se vacinar, ou seja, “furaram a fila” mesmo sem terem esse direito.  

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) enviou para região 3.440 doses que foram divididas entre as 25 cidades. Diante do número de doses considerado extremamente baixo para a população a orientação contida no Plano Estadual de Imunização é de que elas sejam destinadas àqueles que são considerados prioridades no atual momento, como os profissionais de saúde na linha de frente contra a pandemia e idosos em casas de repouso, indígenas, quilombolas e ribeirinhos.

No entanto, a prioridade foi burlada em diversos municípios de todo país, as redes sociais mostram profissionais de saúde que não atuam com pacientes contaminados pela covid-19 sendo imunizados, são ex-prefeitos, secretários de saúde, corpo administrativo, estudantes de medicina entre outros. 

Secretaria de Saúde de Nova Cantu. Foto: Reprodução Facebook

A realidade não excluiu a região da Comcam, um dos casos é da ex-prefeita e atual Secretária Municipal de Saúde de Nova Cantu, Elsa de Oliveira Rodrigues. A gestora, de 53 anos, tomou a vacina na terça-feira (19), no início da imunização na cidade. A foto está disponível nas redes sociais do município. Apesar de ser secretária de saúde, Elsa, não faz parte do grupo prioritário. 

A cidade, de 5.550 mil habitantes, havia recebido 52 doses da CoronaVac, também tem outro caso de “fura-fila”, o proprietário de uma farmácia. Trabalhadores de farmácias estão entre os que devem ser imunizados com prioridade, porém somente depois que se esgotarem os profissionais de saúde de hospitais, UPA, SAMU e tantos outros. 

Para ambos os casos o chefe da Regional de Saúde, Eurivelton Siqueira, informou que há denuncia realizada na ouvidoria do órgão e que foi aberto um pedido de esclarecimentos ao município. Já os outros casos que correm as redes sociais, não há denúncia formal.

Diante de tantos casos no Brasil, o Ministério Público Federal tem afirmado que o plano de imunização tem que ser cumprido e que, caso contrário, o gestor responsável pela “furada de fila” pode sofrer punição.

O município de Nova Cantu registrou 180 casos do novo coronavírus e 2 óbitos, atualmente o município conta com 41 moradores com o vírus ativo, entre eles o prefeito e o vice.  O prefeito Airton Agnolin (PDT) está internado em hospital em Maringá. 

O estado do Paraná, até o momento, recebeu 265.600 mil doses da vacina da Corona Vac. A Secretaria de Estado da Saúde enviou para a região 3.440 doses que foram divididas entre as 25 cidades. O balanço do fim da tarde de sexta-feira (22) mostra que 77,7% dessas doses já foram aplicadas.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença