conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Paraná

Sanepar prepara novo reajuste tarifário

O aumento na conta pode acontecer após consulta pública o período entre 2021 e 2024 dos serviços de água e esgoto. 

O Paraná está em situação de emergência hídrica e em meio à crise a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) planeja realizar um novo reajuste tarifário. A informação foi comunicada aos acionistas da empresa na última quinta-feira (28).

O aumento na conta pode acontecer após consulta pública referente à metodologia do reajuste tarifário anual dos serviços de saneamento de água e esgoto para o segundo ciclo tarifário (2021 a 2024) que foi iniciada nesta segunda-feira (5) de outubro e se estende até 19 de novembro.

A consulta é promovida pela Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná (Agepar), empresa reguladora das tarifas. O órgão admite um cenário problemático no estado, uma vez que a primavera começa com dois terços do Paraná em estiagem.  

A Sanepar, informa que o Paraná vive a pior estiagem das últimas décadas e várias regiões, incluindo a Grande Curitiba, passam por racionamento, com o rodízio no fornecimento de água. No interior do Estado seis cidades estão com o abastecimento em dias alternados e 19 cidades em situação crítica.

O reajuste das tarifas da Sanepar deve acontecer por conta da política do Governo do Paraná de promover reajustes contínuos acima da inflação e com índice fixo de elevação.  A metodologia de reajuste em análise pretende definir os itens considerados nas parcelas da tarifa a serem reajustadas, seus parâmetros, índices de preços e formas de cálculo. 

Os interessados devem enviar suas colaborações acessando este link, ou clicando na aba “Consultas Públicas” na página da Agepar. As sugestões e críticas à resolução devem estar de acordo com as seguintes orientações:

– As contribuições recebidas serão analisadas em conjunto e não serão objeto de resposta individualizada.

– Serão analisadas somente as contribuições recebidas entre os dias 05 de outubro de 2021 e 19 de novembro de 2021.

– As contribuições poderão ser digitadas diretamente no respectivo campo constante no formulário da página de consulta, ou registradas por meio de upload de arquivo próprio (formatos.doc, .docx, .xls, .xlsx, .txt, .pdf ou .zip), com tamanho máximo de 2 MB por arquivo.

Com AEN

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença