conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Campo Mourão

Santa Casa precisa preencher quadro de profissionais para reativar leitos Covid

A superintendente da Santa Casa Lucinéia Scheffer, secretário de saúde, Sérgio Henrique dos Santos e o Prefeito em exercício Beto Voidelo. Foto: Reprodução redes sociais.

O Hospital Santa Casa de Campo Mourão precisa preencher o quadro de profissionais para reativar os leitos de uso exclusivo para tratamento de pacientes com covid-19.

Com a curva de contagio do vírus novamente em elevação, o secretário de saúde, Sérgio Henrique dos Santos, anunciou que serão reativados os leitos que estavam sem funcionamento diante da queda verificada em outubro. “Se necessário o município irá usar recursos que tem em caixa pra custear até que o Estado reconheça a necessidade de reabilitar novamente”

A informação foi repassada em live nos canais da Prefeitura no fim da tarde desta segunda-feira (23). Também participaram da transmissão o prefeito em exercício Beto Voidelo e a superintendente da Santa Casa Lucinéia Scheffer.

Até outubro funcionavam 15 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 25 leitos clínicos (enfermaria), para pacientes com confirmação do novo coronavírus. Seguindo recomendação técnica a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), desabilitou, ou seja, parou de custear financeiramente 6 leitos de UTI e 15 de enfermaria.

Atualmente estão em funcionamento no hospital, 9 leitos de UTI e 10 leitos de enfermaria que chegaram a 100% de lotação na noite do domingo (22). A instituição está a espera desta reabilitação da Sesa, que deve reforçar o atendimento aos pacientes.

Segundo Lucinéia Scheffer o motivo que esta impedindo a efetiva volta do funcionamento é dificuldade na contratação de profissionais, “a cada dez leitos é uma equipe de médicos, enfermeiros, médicos, fisioterapeutas, zeladores, é toda um grupo de múltiplas funções que esta por trás do cuidado do paciente”.

Com a redução da demanda, as equipes que trabalhavam até pouco tempo no hospital, voltaram as suas atividades originais, como atendimento em outras áreas e consultórios.

Ainda segundo a superintendente mesmo com as vagas abertas, o número de profissionais disponível não é suficiente para fechar o quadro, e por isso a Santa Casa e o município estão em força tarefa atrás desses profissionais.

Na UTI covid estão internados pacientes dos municípios de Campo Mourão, Mamborê e Umuarama. Já na enfermaria, que possui 10 leitos habilitados, 17 pacientes estão internados. São pacientes de Campo Mourão, Umuarama, Cruzeiro do Oeste, Goioerê, Peabiru e Cidade Gaúcha.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença