conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Campo Mourão

Startups mourãoenses ganham destaque em meio a pandemia de Coronavírus

Enquanto a sociedade sofre os impactos do Coronavírus, bem como toda a atividade econômica apresenta números preocupantes, algumas empresas atuam justamente em setores e em novas demandas ocasionadas por conta do isolamento social, seja fornecendo serviços on-line ou aproximando clientes e empresas sem que saiam de casa.

As chamadas startups (empresas de tecnologia que possuem grande potencial de crescimento) desenvolveram serviços que contribuem para que algumas atividades sejam mantidas mesmo à distância.. “Em Campo Mourão temos pelo menos cinco startups que encontraram neste cenário de pandemia uma maior demanda para seus serviços. Algumas conseguiram testar e lançar seus aplicativos, outras chegaram a crescer mais de 30% em menos de um mês, atuando   áreas de psicologia, agronegócio, gestão e vendas”, revela Eduardo Akira Azuma, diretor da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

A New Happen, por exemplo, startups de alunos da UTFPR, desenvolveu uma rede social humanitária, que aproxima pacientes e psicólogos, permitindo inclusive o atendimento à distância. Durante a pandemia o grupo conseguiu terminar de desenvolver o aplicativo (que já está disponível no google play) e está buscando as primeiras parcerias, tudo impulsionado pelo cenário de isolamento social.

Como ferramenta de gestão de tarefas, o aplicativo Klist, desenvolvido em Campo Mourão também se aproveitou da onda de lives e reuniões virtuais para organizar a vida de quem está trabalhando em casa. Além de estar listado no site do Sebrae sobre aplicativos de gerenciamento, a empresa teve crescimento de 30% em número de novas contas antes de fechar o mês de maio.

PEQUENOS NEGÓCIOS – Outro grupo de startups está desenvolvendo plataformas que facilitam a venda e os serviços de entrega. A Delivery To busca criar a primeira plataforma de entrega para o comércio em geral, ou seja, não será restrito à área de alimentação como é hoje. Permitirá a compra de qualquer item via aplicativo do comércio local, com entrega no mesmo dia. “Isso sem mencionar os benefícios de estimular as compras de empresas locais”, ressalta o fundador Nichollas Marshell.

Com um futuro cada vez mais on-line para os negócios, o desafio é incluir os pequenos, que na maioria dos casos conta com um empresário e poucos colaboradores adaptados à venda ao vivo.  O “Vendizap”, também desenvolvida por mourãoenses, já está funcionando como uma espécie de vitrine virtual para os empresários cadastrarem seus produtos e aproximá-los dos clientes.

No setor do agronegócio também há empresas que inovam e buscam facilitar o dia a dia de todos os envolvidos na cadeia produtiva, do caminhoneiro ao empresário.  É o caso da startup mourãoense Trucker do Agro, que tem entre os seus fundadores o jovem Durval Carneiro. A plataforma aproxima caminhoneiro, empresas e transportadoras para contratação de frete. Segundo ele, o aplicativo manteve uma média de crescimento de cerca de 20% nos dois meses, período em que o país iniciou todo o processo de isolamento social.

O desempenho e o potencial de crescimento dessas startups começam a chamar a atenção inclusive de instituições e investidores fora das fronteiras do município. A própria Trucker do Agro foi uma das 10 startups (de mais de 60 inscritos) selecionados pela Ventiur Aceleradora, uma das principais aceleradoras do país a receber investimentos de até R$ 800 mil.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença