conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Campo Mourão

Unidades de Saúde de Campo Mourão realizam exames preventivos de câncer do colo de útero e de mama

Atendimento será no próximo sábado (21).

As Unidades Básicas de Saúde de Campo Mourão (exceto a do distrito de Piquirivaí e do Pio XII) estarão abertas no próximo sábado (21), das 8 às 13 horas, para mais uma campanha preventiva do Câncer do Colo do Útero e de exame clínico de mama.

Nas campanhas de preventivo são realizados exames de citologia oncótica em mulheres entre 25 e 64 anos que têm ou já tiveram atividade sexual. Também serão solicitados exames de mamografia para mulheres entre 50 e 69 anos.

“Essas campanhas estavam suspensas por conta dos riscos de contaminação da Covid-19. Agora, com a redução dos números de contaminados, vamos voltar atender a população”, ressalta a coordenadora da Atenção Básica, Suelen Lima.

Ela lembra que o diagnóstico da doença em sua fase inicial tem um tratamento menos agressivo e com maior possibilidade de cura.

Para fazer o exame do câncer do colo de útero a mulher não deve estar no período menstrual, nem ter relações sexuais dois dias antes. Outra orientação é não usar duchas ou cremes vaginais. O resultado fica pronto entre 20 a 30 dias e deve ser procurado na UBS.

Para ser atendida a mulher deve levar documento de identidade e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). A próxima campanha está prevista para o dia 1º de setembro.

Com Assessoria

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença

Campo Mourão

Esta é a 119ª vitima da doença no município.

Comcam

Entre esses pacientes, 5 estavam na lista de regulação para vaga em leitos de enfermaria e 6 pessoas necessitando de vagas em leito UTI.