conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Campo Mourão

Vereadores reprovam mudanças em critérios em eleição da direção das escolas da rede municipal de ensino

Em trâmite na Câmara de Vereadores, desde outubro de 2020, a proposta pretende possibilitar a reeleição para o diretor que deseja ocupar novamente o mesmo cargo.

Vereadores reprovam mudanças em critérios em eleição da direção das escolas da rede municipal de ensino. Foto: Divulgação Câmara Municipal.

Os vereadores reprovaram em primeiro turno, na sessão plenária desta segunda-feira (22), na Câmara Municipal de Campo Mourão, mudanças em critérios para a eleição direção das escolas da rede municipal de ensino.

Foram 10 votos contra e um a favor, em sessão plenária ordinária que marcou o início da 18ª Legislatura mourãoense. O projeto segue na pauta desta terça-feira (23) para votação em segundo turno.

Desde 2013 uma lei prevê que ocupantes dos cargos de direção escolar possam reeleger-se apenas uma vez. Regra que o projeto de lei 70/ 2020 pretende alterar.

Em trâmite na Câmara de Vereadores, desde outubro de 2020 a proposta assinada pelos ex-vereadores Edoel Rocha (DC), Sidnei Jardim (Cidadania), Olivino Custódio (PSD), Cabo Cruz (PSD), Dr. Miguel (PSD), Edson Batilani (Cidadania) in memoriam,  e os vereadores reeleitos Sidney Tucano (PSD), Elvira Schen (Cidadania) e Edilson Martins (Cidadania),  pretende possibilitar a reeleição para o diretor que deseja ocupar novamente o mesmo cargo.

A proposta recebeu parecer favorável da Comissão de Legislação e Redação e na Comissão Permanente de Saúde, Educação e Segurança Pública.

Contrário à mudança, o vereador Paulo Pilatte (PSL), vê a alteração como um retrocesso. “A alteração pedia que ele (diretor) fosse eleito por várias vezes. Eu não vejo isso um ato de democracia. Eu vejo como um retrocesso à democracia”.

A vereadora, Elvira Schen, membro da Comissão Permanente de Saúde, Educação e Segurança Pública expos sua posição durante o debate em plenário. “Eu acredito que quando você esta realizando um trabalho na direção a comunidade pode escolher ou tirar o diretor. Então eu não vejo porque ele não pode concorrer novamente.”

Favorável à alteração o vereador Edilson Martins acredita que a eleição faz parte da ferramenta democrática do povo, sendo assim “Não seria justo com os diretores que estão realizando um bom trabalho cercear o direito de ele concorrer novamente ao cargo e do povo de escolher reconduzir ao cargo”, argumenta o parlamentar que foi o único foto a favor da permissão de mais de uma reeleição ao cargo de direção da rede de ensino municipal de Campo Mourão.

De acordo a Câmara, os vereadores voltam a se reunir nesta terça-feira (23) às 19h, em uma sessão plenária para votação do projeto em segundo turno.

A sessões será transmitida pelo Youtube e pelo Facebook.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença