conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Campo Mourão

ATO é o segundo colégio a rejeitar a militarização em Campo Mourão

Nesta quinta-feira (29), mais um colégio de Campo Mourão rejeitou ser transformada em escola cívico – militar. A comunidade do Colégio Estadual Prefeito Antônio Teodoro de Oliveira de Campo Mourão (Colégio ATO), é a segunda, das quatro que passariam por intervenção.

O governo do Paraná abriu consulta pública para implantar o modelo em 216 colégios em todo o estado. A votação começou na terça-feira (27) e deve seguir até esta sexta (30), podendo ser ampliada em algumas instituições em que o quórum não seja atingido.

Para que a implantação seja efetivada, é preciso que mais de 50% das pessoas aptas a votar na escola participe da consulta e que a maioria simples dos votantes (50% e mais um voto) seja favorável ao programa.

No colégio ATO, a recusa foi confirmada após três dias de votação. Participaram da consulta 456 membros da comunidade escolar, desses 320 recusaram a proposta, 130 pessoas votaram a favor e 4 anularam o voto.

O colégio ATO, assim como o colégio Vinícius de Moraes que rejeitou a militarização na quarta-feira (28), também tem uma comunidade muito atuante e participativa na rotina escolar, que tem como centro a liderança do diretor professor Geraldo Texeira. A forma apressada e sem debate prévio, fez com que mães, pais, responsáveis, professores e funcionários não acreditassem na propaganda de que a escola “cívico-militar” veio para melhorar a qualidade educacional.

Pela lei proposta pelo governador Ratinho Junior (PSD), o colégio não se encaixaria nos critérios elencados para receber a militarização, já que a unidade educacional oferta ensino noturno e tem bons índices educacionais.

A lei também aponta que as escolas selecionadas devem ser em locais de alta vulnerabilidade social, o que também assusta os pais, já que esse conceito reforça o preconceito que liga a pobreza a violência e bandidagem. Logo a escola militar seria um modelo de ensino punitivo ao povo pobre e da periferia das cidades paranaenses.

Dos quatro colégios mourãoenses enviados para a militarização, três já tomaram a decisão, dois foram contra e um a favor, nesta sexta-feira (30), o colégio Unidade Polo segue com a votação.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença